Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 13 julho, 2024
Início » Governador Cláudio Castro assina acordo milionário para reconhecimento facial nas ruas do Rio

Governador Cláudio Castro assina acordo milionário para reconhecimento facial nas ruas do Rio

Por Alexandre G.

Nesta segunda-feira (22), o governador Cláudio Castro formalizou um acordo com as concessionárias Supervia, Metrô, Barcas e CCR Via Lagos, visando a implementação do sistema de identificação facial da Polícia Militar nos meios de transporte público. A medida, que contará com a colaboração de empresas que atendem aproximadamente 1 milhão de usuários diários, ampliará as ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro no combate à criminalidade, permitindo a localização de criminosos foragidos com mandados de prisão em aberto. Mais de 1.000 câmeras de vídeo serão integradas ao sistema.

O investimento de R$ 18 milhões do Governo do Estado em equipamentos e softwares possibilitará a operação do sistema antes do Carnaval nos transportes públicos. O acordo, formalizado entre a Secretaria de Estado de Polícia Militar e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio (Agetransp), visa proporcionar maior eficácia no policiamento ostensivo, especialmente durante eventos como o Carnaval.

O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, destaca que a iniciativa, baseada em inteligência artificial, contribuirá para o policiamento ostensivo diário, sendo testada nas últimas três semanas. A tecnologia utilizará a rede de fibra ótica da Agetransp, conectando as câmeras de monitoramento das concessionárias ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A identificação facial, realizada por meio de cruzamento de dados, visa garantir maior segurança aos passageiros dos transportes públicos, inibindo a prática de delitos.

O conselheiro presidente da Agetransp, Adolfo Konder, enfatiza que o sistema proporcionará uma maior sensação de segurança aos passageiros, inibindo a prática de delitos nos meios de transporte. O reconhecimento facial, já implementado em diversos pontos do território fluminense, vem sendo eficaz em eventos de grande porte, como o Réveillon de Copacabana, onde contribuiu para a identificação de um suspeito de tentativa de homicídio.

Atualmente, o Governo do Estado utiliza 112 câmeras para monitoramento em tempo real, e 12.719 câmeras portáteis foram acopladas nos uniformes dos policiais militares. A expansão do uso de câmeras portáteis também foi iniciada entre os policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) nesta segunda-feira.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.