Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » UE declara operação militar impiedosa no Mar Vermelho para conter ataques Houthi

UE declara operação militar impiedosa no Mar Vermelho para conter ataques Houthi

Por Alexandre G.

Os estados membros da União Europeia, alcançaram um acordo político preliminar para iniciar uma operação militar destinada a proteger a navegação mercante no Mar Vermelho. O anúncio foi feito pelo Representante de Negócios Estrangeiros da UE, Josep Borrell, após uma reunião de ministros de Negócios Estrangeiros em Bruxelas. Diplomatas indicam que a expectativa é que a operação seja iniciada no próximo mês.

A ação militar tem como objetivo conter os ataques dos militantes islâmicos Houthis do Iêmen, conforme informado por fontes diplomáticas da UE. Os Houthis buscam interromper os ataques israelenses na Faixa de Gaza por meio do bombardeamento de navios, ocorridos após o massacre sem precedentes do Hamas em Israel, em 7 de outubro.

Os estados da UE planejam enviar navios de guerra e sistemas de alerta aéreo antecipado para proteger os navios de carga na região do Mar Vermelho. Contudo, não está prevista a participação dos EUA em ataques contra as posições Houthis no Iêmen.

Além da Alemanha, Bélgica e Países Baixos têm interesse em enviar navios para o Mar Vermelho. Charles Liebherr, correspondente da SRF na UE em Bruxelas, destaca: “A UE está principalmente preocupada em garantir suas rotas comerciais e marítimas para manter o comércio economicamente importante com a Ásia.”

O plano original de expandir o mandato da operação antipirataria existente “Atalanta” no Oceano Índico para operações no Mar Vermelho, falhou devido ao veto da Espanha. Este veto foi resultado de uma disputa interna na coalizão governamental espanhola sobre a participação do país em operações militares no Mar Vermelho. Esquerdistas, em particular, mostraram simpatia pelo desejo de persuadir Israel a interromper as operações militares na Faixa de Gaza.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.