Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 24 julho, 2024
Início » Papa Francisco surpreende ao nomear Dom Joel Portella como bispo de Petrópolis

Papa Francisco surpreende ao nomear Dom Joel Portella como bispo de Petrópolis

Por Marina B.

Neste dia 31, o Papa Francisco designou Dom Joel Portella Amado como bispo de Petrópolis (RJ), transferindo-o da função de bispo auxiliar na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) expressou grande alegria pela nomeação, agradecendo pela significativa contribuição de Dom Joel na formação de sacerdotes, religiosos e leigos ao longo dos anos na Igreja no Brasil.

Dom Joel dirigiu uma mensagem à Diocese de Petrópolis, saudando os fiéis e compartilhando sua gratidão a Deus pela missão recebida, destacando o início de um caminho em comum.

Joel Portella Amado, nascido no Rio de Janeiro em 2 de outubro de 1954, realizou seus estudos filosóficos no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e a Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde também obteve o doutorado em Teologia. Além disso, cursou Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982, no Rio de Janeiro.

Designado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 7 de dezembro de 2016 pelo Papa Francisco, Dom Joel recebeu a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 2017 na catedral metropolitana do Rio de Janeiro.

Com uma trajetória marcada por 30 anos como professor no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro e da PUC-RJ, Dom Joel também desempenhou um papel ativo na Comissão Organizadora das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB, no quadriênio 2019-2023.

Eleito secretário-geral da CNBB na 57ª Assembleia Geral em 2019, Dom Joel liderou a conferência durante a pandemia da Covid-19, coordenando a Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”. Além disso, foi dinamizador da Animação do Sínodo no Brasil e presidiu o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade, contribuindo para a modernização da gestão na sede e filiais.

Na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2023, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.