Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 24 julho, 2024
Início » Carnaval seguro: FIA-RJ intensifica ações contra desaparecimento de crianças e adolescentes

Carnaval seguro: FIA-RJ intensifica ações contra desaparecimento de crianças e adolescentes

Por Alexandre G.

Durante o Carnaval, é crucial estar atento ao desaparecimento de crianças e adolescentes, e o Governo do Estado, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), está intensificando esforços com o Programa SOS Crianças Desaparecidas. O objetivo é prevenir e informar sobre esse tema sensível.

De 05/02 a 18/02, será realizada uma campanha em parceria com o Rio Ônibus e a OnBus, exibindo vídeos nos ônibus e terminais da Região Metropolitana do Rio, oferecendo dicas para prevenir novos desaparecimentos.

Em 08/02, na Rodoviária do Rio, haverá outra ação com assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais do programa, orientando os responsáveis e distribuindo pulseiras de identificação e materiais informativos.

No Sambódromo, agentes do Programa SOS Crianças Desaparecidas, junto com o Juizado da 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso, fornecerão pulseiras de identificação e informações sobre os direitos das crianças. Os profissionais estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e garantir a segurança dos pequenos durante e após o Carnaval.

Essas parcerias são cruciais para mobilizar a sociedade e localizar crianças desaparecidas. O objetivo principal do SOS Crianças Desaparecidas, é reduzir ao máximo o número de casos, priorizando ações preventivas. O gerente do programa, Luiz Henrique Oliveira, espera uma ampla divulgação das fotos de desaparecidos por meio dessas parcerias.

O banco de dados do programa, existente há 28 anos, registrou 4.425 casos, com 3.789 localizações até o momento, representando um sucesso de mais de 86%. Desde o ano passado, foram realizadas 182 localizações.

Além da prevenção, é importante saber como agir em caso de desaparecimento. A Lei n° 11.259/2005, determina que a investigação seja iniciada imediatamente após a notificação, sem a necessidade de esperar 24 horas. O papel da FIA-RJ inclui apoio às famílias na elaboração e divulgação de materiais, atendimento psicossocial e acompanhamento após a localização da criança.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.