Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 24 julho, 2024
Início » Tensões explosivas: Brasil reforça fronteira com blindados em face a reivindicação venezuelana

Tensões explosivas: Brasil reforça fronteira com blindados em face a reivindicação venezuelana

Por Alexandre G.

As Forças Armadas brasileiras, estão enviando reforços para a fronteira com a Venezuela e Guiana, devido à disputa por Essequibo. Em resposta às tensões decorrentes da reivindicação venezuelana sobre a região, que pertence à Guiana, um comboio de caminhões militares e veículos blindados, partiu nesta sexta-feira (02), para a fronteira norte do Brasil.

Mais de duas dúzias de veículos blindados, incluindo seis Cascavéis, oito Guaranis e 14 Guaicurus, chegaram a Manaus por rio, alguns seguindo pela estrada até Boa Vista, capital de Roraima. O Exército anunciou que a guarnição local será ampliada para 600 soldados.

As autoridades militares não confirmaram se os veículos permanecerão em Boa Vista ou serão deslocados para Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. A disputa abrange uma extensa região de 160 mil quilômetros quadrados na Guiana, predominantemente coberta por floresta.

A Venezuela reiterou sua reivindicação sobre Essequibo, após a descoberta de significativas reservas de petróleo e gás na costa da região. Embora em dezembro tenha havido um acordo entre Venezuela e Guiana para evitar o uso da força, o Brasil declarou recentemente que não permitirá que a Venezuela utilize o território brasileiro em Roraima para invadir Essequibo.

Um relatório do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, indicou que a Venezuela não possui capacidade logística para uma invasão em Essequibo. O Brasil possui um plano de contingência para impedir qualquer incursão militar venezuelana na Guiana, usando seu território nacional. Apesar disso, o relatório concluiu que um conflito entre os países vizinhos é improvável, uma vez que uma solução pacífica tem sido favorecida.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.