Desenvolvido para ampliar a vigilância em áreas públicas, através da captação de imagens e sinais de alerta, o Programa 190 Integrado da Secretaria de Estado de Polícia Militar, está agora se expandindo para o interior do estado. Nesta segunda-feira (05/02), a SEPM firmou termos de cooperação técnica com três prefeituras: Areal, na Região Serrana; Armação de Búzios, na Região dos Lagos; e Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste Fluminense.
A partir de agora, as câmeras dessas prefeituras poderão ser acessadas em tempo real pelos operadores da central de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na capital do estado, em coordenação com o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar.
O secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires, enfatiza que essa ferramenta tecnológica permite à central de monitoramento observar ocorrências em tempo real em todo o território estadual, acionar viaturas, orientar o policiamento e alertar sobre a necessidade de recursos adicionais, dependendo da gravidade do caso.
Na cerimônia de assinatura dos termos de cooperação, estiveram presentes representantes dos municípios de Areal, Búzios e Bom Jesus. Além desses, a SEPM já firmou cooperação com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que mantém câmeras instaladas nas principais vias urbanas e espaços públicos da capital. Outros 12 municípios fluminenses também estão em processo de análise para adesão ao programa.
Lançado em julho do ano passado por meio de um edital público, o Programa 190 Integrado, está aberto a instituições públicas e privadas, mediante contrato formal de adesão. As informações sobre as regras de adesão estão disponíveis no site da SEPM (
Home ). Atualmente, o programa conta com 243 mil dispositivos (câmeras e sinais de sensores) conectados.