Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 18 maio, 2024
Início » Lula recebe premiê do Japão de olho no mercado para carnes

Lula recebe premiê do Japão de olho no mercado para carnes

Por Marina B.

Fumio Kishida irá a Brasília e a São Paulo; os 2 líderes devem falar de reformas na ONU, transição energética e meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta 6ª feira (3) o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em Brasília. O principal tema da visita de Estado será uma possível abertura do mercado japonês para a carne bovina e suína brasileira. Kishida irá à capital e a São Paulo. Os 2 líderes devem falar também de reformas na ONU, transição energética e meio ambiente.

Segundo informou o Itamaraty, os japoneses compram quase todas as suas carnes dos EUA e da Austrália, que já têm benefícios comerciais. A intenção do governo brasileiro é insistir com a delegação japonesa para que também comprem as carnes brasileiras principalmente.

A diplomacia do Brasil diz que as empresas brasileiras seriam taxadas em 40% ao vender carnes para os japoneses e mesmo assim seriam competitivas principalmente como insumos para produtos processados no país asiático. “Acho que o grande objetivo é termos acesso ao mercado japonês para nossa carne bovina e ampliação para a carne suína. O Japão importa 70% da carne bovina que consome e 80% da carne bovina importada pelo Japão vem de 2 fornecedores, Austrália e Estados Unidos”, disse o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty.

Para Saboia, as negociações já são realizadas há muito tempo entre os 2 países e o cenário atual é muito mais favorável à carne brasileira. “O Brasil tem condições de ser um fornecedor confiável, como é de carne de frango, para o Japão […] a condição sanitária brasileira é muito melhor que em 2005”, afirmou.

Depois de almoçar com o presidente brasileiro, Kishida embarca para o Paraguai, onde também cumpre agenda diplomática. Ele volta ao Brasil, dessa vez em São Paulo, no sábado (4).

Lá, terá encontro com representantes da comunidade nipônica da cidade e empresários. Também participa de evento com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Em agosto deste ano, o acordo de parceria estratégica entre os países completa 10 anos. O Japão foi o 2º parceiro comercial do Brasil na Ásia em volume de transações, com intercâmbio comercial de US$ 11,7 bilhões. Só ficou atrás da China.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.