Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 18 maio, 2024
Início » Supersondagem: Irmãos de Itália, liderado por Meloni, à frente nas intenções de voto para as eleições europeias

Supersondagem: Irmãos de Itália, liderado por Meloni, à frente nas intenções de voto para as eleições europeias

Por Marina B.

O partido Irmãos de Itália, associado ao grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), está posicionado para liderar as intenções de voto na Itália para as eleições europeias de junho, segundo a supersondagem da Euronews realizada no final de abril. Enquanto isso, a segunda força política é o Partido Democrático, de centro-esquerda, seguido pelo Movimento 5 Estrelas.

O Irmãos de Itália mantém uma posição estável em 26,7%, em linha com os resultados de março. No entanto, outros setores políticos também estão em ascensão, incluindo o centro e a esquerda populista.

O Partido Democrático e o Movimento 5 Estrelas estão ambos crescendo ligeiramente em comparação com o mês anterior.

A Liga e o Forza Italia estão marginalmente acima dos 8% das intenções de voto. Esses dois partidos fazem parte do bloco conservador e nacionalista italiano. A Liga, liderada por Matteo Salvini, pertence ao grupo de extrema-direita Identidade e Democracia, enquanto o Forza Italia, de centro-direita, está no grupo do Partido Popular Europeu, liderado por Antonio Tajani, ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-presidente do Parlamento Europeu.

Giorgia Meloni está concorrendo diretamente às eleições europeias pelo Irmãos de Itália. Ela busca uma alta participação nas urnas para garantir o maior número possível de assentos no Parlamento Europeu e influenciar a formação de futuras coalizões.

O partido de Meloni pertence ao grupo dos Conservadores e Reformadores Europeus (ECR) e visa formar uma grande coalizão de centro-direita entre o Partido Popular Europeu e o grupo ECR, como desejado pela presidente em exercício da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No entanto, antes de se envolver no jogo político europeu em grande escala, Meloni enfrenta desafios internos na Itália. O principal é seu rival Matteo Salvini, aliado de Marine Le Pen no Parlamento Europeu, no grupo Identidade e Democracia.

O segundo desafio é a ascensão da esquerda. Se o Partido Democrático, membro do grupo dos Socialistas e Democratas, se aliar aos rivais do Movimento 5 Estrelas, liderados pelo ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte, a esquerda e o centro-esquerda poderiam formar uma frente unida no cenário político italiano, que está fragmentado e polarizado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.