Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Governo Lula omitiu: Grandes petroleiras abandonam reservas do pré-sal no Brasil

Governo Lula omitiu: Grandes petroleiras abandonam reservas do pré-sal no Brasil

Por Alexandre G.

Algumas das principais petroleiras internacionais, incluindo Chevron, ExxonMobil, Repsol e Shell, juntamente com a estatal brasileira Petrobras, retornaram à União pelo menos 15 blocos de exploração do Pré-Sal, situados nas bacias de Campos (RJ) e Santos (SP), desde as últimas semanas de 2023. A informação, anteriormente ocultada pelo governo Lula, foi revelada com base em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) compilados pelo site norueguês Upstream, especializado no setor de petróleo e gás.

Prejuízo Substancial
No início de 2023, Repsol, Shell e Chevron devolveram blocos que haviam sido adquiridos em 2017, após investimentos superiores a R$5 bilhões.

Nova Devolução
Em outubro, Petrobras, BP (British Petroleum) e Equinor, empresa norueguesa, entregaram o bloco Dois Irmãos, localizado na Bacia de Santos.

Declínio de Reservas
Durante uma audiência na Câmara, em maio, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) destacou “sinais evidentes de esgotamento exploratório”.

Padrão Recorrente
Em dezembro, o governo Lula leiloou 192 blocos exploratórios de óleo e gás, a maioria destinada à Petrobras e suas parceiras.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.