O Governo do Rio de Janeiro anunciou na última sexta-feira (02/02), a publicação dos chamados públicos para a construção de mais de 800 unidades habitacionais na capital e em Petrópolis, na Região Serrana. A iniciativa da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social prevê moradias integradas ao Programa Minha Casa, Minha Vida, com 400 unidades no Entretelas, Complexo do Alemão (Alemão IV), 200 no Ari Parreiras, bairro do Rocha, atendendo famílias do Jacarezinho e 224 em Petrópolis (140 em Mosela e 84 em Benfica).
O governador Cláudio Castro enfatizou o compromisso contínuo do Estado em proporcionar dignidade aos fluminenses, oferecendo moradias adequadas e transformando o futuro das pessoas mais necessitadas. Ele ressaltou que as 824 famílias beneficiadas poderão planejar uma nova vida em lares seguros e decentes, destacando o empenho do governo para avançar ainda mais nesse cenário.
O secretário de Habitação, Bruno Dauaire, destaca a importância do chamamento publicado no Diário Oficial como um avanço significativo no combate ao déficit habitacional no estado. Ele destacou a superação das burocracias, para concretizar o sonho de famílias, aguardando há mais de uma década por moradias dignas, com um investimento de R$ 138,9 milhões em recursos federais apenas neste primeiro chamamento aprovado.
Dauaire explicou que os próximos passos, incluem a manifestação de interesse das empresas, a análise das propostas de acordo com critérios federais e, por fim, o encaminhamento de documentos à Caixa Econômica Federal, responsável pela contratação das obras.
No contexto do combate à falta de moradia, a União aprovou 11.462 unidades habitacionais na primeira fase do novo Minha Casa, Minha Vida, beneficiando mais de 40 mil cidadãos fluminenses por meio de 80 empreendimentos em 16 municípios. Entre essas unidades, 1.394 serão construídas em terrenos estaduais em localidades como o Complexo do Alemão, Benfica, Manguinhos, Jacarezinho, Centro do Rio de Janeiro e Petrópolis.