Durante a cerimônia de assinatura do decreto que estabelece o campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (19), o presidente Lula (PT) afirmou que o Brasil enfrenta a pobreza devido ao histórico de governantes que pensavam apenas em seus interesses pessoais.
Ao assinar o decreto e observar a presença das crianças, o presidente declarou: “Assinar esse decreto e ver essas crianças todas é uma coisa que me faz crer que esse país só é pobre porque esse país sempre foi governado por gente de cabeça pequena, por gente que sonhava pequeno, por gente que só pensava neles. E esse país precisa efetivamente melhorar”.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do ministro da Defesa, José Múcio, do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
Lula, parece esquecer que atualmente está em seu terceiro mandato como presidente, iniciou seu primeiro mandato em 2003 e permaneceu no cargo por dois mandatos, até passar a presidência para Dilma Rousseff em janeiro de 2011. O PT governou o país por 14 anos, onde nunca fez nada do que prometeu e em 2023, retomou o poder com promessas vazias. Após o termino do primeiro ano desse seu terceiro mandato, segue como antes, não cumprindo as promessas e atacando o governo anterior, que lutou muito e fez muito, mesmo tendo recebido um país destruído pelos governo PT. Bolsonaro consertou muitas coisas, que em 2023, mais uma vez o governo Lula já destruiu.
Na quinta-feira (18), durante a cerimônia de implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador (BA), Lula afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), estava colhendo os resultados de governos anteriores, apesar das preocupações com a violência e o desemprego no estado. Vale ressaltar que a Bahia foi governada por Jaques Wagner (PT) de 2007 a 2015 e por Rui Costa (PT) de 2015 a 2023, ambos são aliados políticos do presidente da república. Jaques Wagner atualmente é senador, enquanto Rui Costa é o ministro da casa civil do atual governo Lula.
No mesmo dia, durante a cerimônia de “retomada dos investimentos” da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, na região metropolitana do Recife, Lula celebrou a expansão da “refinaria mais cara do mundo”, que anteriormente se tornara símbolo de corrupção durante as investigações da Operação Lava Jato.