Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » BNDES financiou bilhões sem licitação: TCU isenta Governo Lula de irregularidades

BNDES financiou bilhões sem licitação: TCU isenta Governo Lula de irregularidades

Por Marina B.

No Tribunal de Contas da União (TCU), não houve conclusão sobre irregularidades no esquema de financiamento do BNDES para obras em países aliados do presidente Lula (PT), como Cuba e Venezuela. O valor bilionário, pago em reais no Brasil e sem licitação, beneficiou empresas como a Odebrecht, contornando a necessidade de autorização do Senado para financiar governos estrangeiros. A avaliação favorável ao esquema, isentando-o de irregularidades, foi feita pelo ministro Jorge Oliveira, indicado por Jair Bolsonaro. Essas informações são da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na prática, o financiamento era condicionado à escolha de empreiteiras indicadas pelo governo brasileiro para executar as obras nos países aliados.

Esses acordos garantiram a construção do porto de Mariel em Cuba, rodovias na Venezuela, aeroportos na África e hidrelétricas na América Central, entre outros projetos. Cada contrato era mantido em sigilo, protegendo as obras de fiscalizações do TCU e do Ministério Público Federal, que não têm autoridade para investigar atividades em outros países.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.