A Coreia do Norte anunciou ter realizado testes com um drone marítimo equipado com armas nucleares, em resposta aos recentes exercícios navais conduzidos pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
Pyongyang afirma que o sistema de armas nucleares subaquático, possui capacidade para destruir frotas inteiras e portos marítimos. Em um comunicado, o Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Norte alerta que o país não tolerará a “histeria imprudente do confronto militar”, destacando que os exercícios militares provocativos dos Estados Unidos, Japão e República da Coreia têm se intensificado desde o início do ano.
Em resposta a isso, a Coreia do Norte realizou “um teste significativo de seu sistema de armas nucleares submarinas Haeil-5-23, em desenvolvimento no Mar Oriental da Coreia”. O ministério acrescenta que a postura de combate subaquático do exército, baseada em armas nucleares, está sendo aprimorada, e diversas ações de resposta marítima e subaquática continuarão a dissuadir manobras militares hostis.
O regime de Kim Jong-un condena vigorosamente Washington e seus aliados pelos “atos imprudentes de ameaça grave à segurança da Coreia do Norte desde o início do ano” e os alerta para as “consequências catastróficas que podem resultar”.
Os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão concluíram na quarta-feira três dias de exercícios navais conjuntos nas águas a leste da península coreana, ao sul da ilha de Jeju.