Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Hamas aceita proposta de cessar-fogo e troca de reféns

Hamas aceita proposta de cessar-fogo e troca de reféns

Por Alexandre G.

Os esforços para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, estão ganhando intensidade nesta quinta-feira (1). O Hamas deu uma “primeira confirmação positiva” a uma proposta de pausa humanitária com a troca de reféns. Anteriormente, o presidente dos EUA, Joe Biden, adotou uma medida sem precedentes, visando sancionar os colonos israelenses acusados de violência contra os palestinos na Cisjordânia ocupada.

O anúncio da “primeira confirmação positiva” foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, que destacou que a proposta de pausa humanitária e troca de reféns está sendo considerada em um novo acordo. Esse acordo está atualmente em estudo, baseado em uma proposta discutida durante uma reunião na França no último fim de semana, que envolveu representantes dos EUA, Israel, Catar e Egito.

O Hamas propôs um plano em três fases, incluindo uma pausa de seis semanas nos combates, com a possibilidade de prorrogação. Durante esse período, Israel seria solicitado a libertar entre 200 a 300 prisioneiros palestinos de baixa segurança, em troca de 35 a 40 reféns mantidos em Gaza. Além disso, entre 200 e 300 caminhões de ajuda humanitária poderiam entrar na Faixa de Gaza diariamente.

Majed al-Ansari expressou otimismo em relação ao progresso, afirmando que ambas as partes aceitaram as premissas que poderiam levar a uma próxima ruptura. Ele acrescentou que o caminho à frente ainda é desafiador, mas espera compartilhar boas notícias sobre o assunto nas próximas duas semanas.

Desde o início do conflito em 7 de outubro, houve ataques e contra-ataques, resultando em um significativo número de vítimas, tanto em Israel quanto na Faixa de Gaza.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.