Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Crise na agricultura da UE: Comissão Europeia inicia ‘diálogo estratégico’ em meio a protestos

Crise na agricultura da UE: Comissão Europeia inicia ‘diálogo estratégico’ em meio a protestos

Por Marina B.

A Comissão Europeia iniciou, na quinta-feira, um “diálogo estratégico” sobre o futuro da agricultura, em meio a crescentes protestos no setor em vários Estados-membros da União Europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, encontrou-se em Bruxelas com representantes de cerca de trinta organizações de agricultores e da produção alimentar, reconhecendo a existência de uma polarização crescente.

Von der Leyen destacou o desafio de “competir a nível mundial e agir a nível local” e de atender às preferências dos consumidores, afirmando que a Europa oferece os alimentos mais saudáveis e de melhor qualidade do mundo. Ela reconheceu que os agricultores trabalham em um mercado global altamente competitivo, sendo frequentemente a parte mais vulnerável da cadeia de valor, e destacou a necessidade de uma remuneração justa para eles.

As reuniões estão programadas para continuar até o verão, abordando temas como os rendimentos dos agricultores e a competitividade em um modelo mais sustentável ambientalmente, conforme exigido pelo Pacto Ecológico Europeu.

Profissionais do setor expressaram preocupações em relação às normas ambientais do Pacto Ecológico Europeu e à concorrência dos mercados mundiais, principalmente através dos acordos de livre comércio da UE.

Lennart Nilsson, presidente da federação Cogeca, afirmou que os agricultores estão sob intensa pressão e pediu mais financiamento, apoio básico e menos regulamentações.

A União Europeia perdeu quatro milhões de explorações agrícolas em 10 anos, e os jovens agricultores destacam a necessidade de um plano a longo prazo para o setor.

A Comissão Europeia deve apresentar seus objetivos de redução das emissões poluentes até 2040 em fevereiro, envolvendo o setor agrícola no debate sobre estratégias para alcançá-los.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.