Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 12 julho, 2024
Início » Conselho de Segurança da ONU age contra ataques devastadores no Mar Vermelho

Conselho de Segurança da ONU age contra ataques devastadores no Mar Vermelho

Por Alexandre G.

Na última quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU deu sua aprovação a uma resolução voltada para a segurança marítima no Mar Vermelho, como resposta aos contínuos ataques ocorridos na região.

Nos últimos meses, rebeldes do Iémen têm visado navios de transporte de mercadorias que se aproximam do Canal de Suez, como retaliação à ofensiva de Israel em Gaza. Em virtude desses acontecimentos, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução para reforçar a segurança marítima na região, obtendo 11 votos favoráveis e 4 abstenções.

Instantes antes da votação, a embaixadora dos Estados Unidos expressou que “os ataques violam a lei internacional e a resolução exige o cessar imediato das hostilidades”. Linda Thomas-Greenfield destacou também “o respaldo do Conselho à garantia dos direitos de navegação de navios de todas as nações no Mar Vermelho, incluindo os navios mercantes e civis que transitam pelo estreito de Bab-el-Mandeb, conforme estabelecido pelo direito internacional”.

“A passagem desses navios não deve ser de modo algum impedida”, acrescentou a embaixadora norte-americana, enfatizando que os ataques representam uma clara “ameaça à segurança internacional e à economia mundial, elevando os preços dos alimentos, energia e medicamentos”.

De acordo com autoridades dos Estados Unidos, “os Houthis têm recebido apoio e armamento do Irã durante esse conflito”. Greenfield ressaltou que o fornecimento de armamento ao grupo rebelde Houthis configura uma nítida “violação da resolução 2216”.

Ao aprovar essa resolução, todos os Estados membros, incluindo o Irã, estão obrigados a cumprir suas responsabilidades, concluiu Greenfield.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.