Dezenas de milhares de usuários de telefones celulares nos Estados Unidos experimentaram interrupções no serviço móvel na manhã de quinta-feira (22). O Downdetector.com, que monitora essas interrupções, registrou relatos indicando falta de serviço ou sinal a partir das 04:00 EST (09:00 GMT).
A AT&T confirmou que alguns de seus clientes enfrentaram interrupções no serviço sem fio, mas afirmou que três quartos da rede já foram restaurados. Outras operadoras, como Verizon e T-Mobile, informaram à BBC que suas redes estavam operando normalmente.
No entanto, ambas as operadoras sugeriram que os problemas registrados pelos clientes provavelmente ocorreram após tentativas malsucedidas de contatar usuários de outros provedores. As reclamações dos clientes da AT&T atingiram um pico de pouco mais de 74.000, com focos críticos no sul e no leste, conforme indicado pelo Downdetector.
“A nossa equipe de rede tomou medidas imediatas e, até agora, três quartos da nossa rede foram restaurados”, afirmou a empresa em um comunicado. “Estamos trabalhando o mais rápido possível para restaurar o serviço para os clientes restantes.”
A Cricket Wireless, uma operadora de menor porte, também confirmou as interrupções de serviço, anunciando em comunicado: “Estamos trabalhando urgentemente para restaurar o serviço para eles”. Nenhuma das empresas explicou ainda a causa das interrupções, mas ambas incentivaram o uso de chamadas Wi-Fi até que o serviço fosse totalmente restabelecido.
Clientes da UScellular e da Consumer Cellular, outras duas operadoras menores, também relataram problemas. Usuários disseram que seus telefones exibiam a mensagem SOS, impedindo-os de fazer chamadas ou acessar serviços. As reclamações abrangiam dificuldades com chamadas, mensagens de texto e acesso à internet, com a maioria dos relatos indicando falta de serviço ou sinal.
O mapa de calor do Downdetector revelou que grandes centros populacionais, como Los Angeles, Chicago, Houston e Atlanta, estavam entre os mais afetados pelas interrupções. Alguns usuários também enfrentaram dificuldades com o serviço 911, com autoridades recomendando o uso de telefones fixos, redes sociais ou celulares de outras operadoras em caso de emergência.