Pela segunda vez nesta semana, um drone Houthis, apoiado pelo Irã, atingiu uma embarcação dos Estados Unidos no Golfo de Aden, conforme relatado pelo Comando Central americano. O grupo Iêmen conseguiu atingir um navio dos EUA, causando “alguns” danos, mas sem ferir ninguém, de acordo com o comunicado do comando. O navio, registrado nas Ilhas Marshall, permanece em condições navegáveis e continua sua rota.
No mesmo dia do incidente (17), um porta-voz dos Houthis assumiu a responsabilidade pelo ataque, declarando que haviam lançado uma série de mísseis diretos contra o navio americano. Este é o segundo ataque bem-sucedido do grupo Iêmen em uma embarcação dos EUA nesta semana.
Na segunda-feira (15), um míssil balístico Houthis atingiu outro navio de propriedade dos EUA no Golfo de Áden, marcando a primeira vez desde meados de novembro, que os Houthis conseguiram atingir um navio comercial americano.
Diante desses ataques, o Departamento de Transportes dos EUA emitiu um alerta para as embarcações, aconselhando-as a evitar a parte sul do Mar Vermelho até segunda ordem. Embora a decisão seja direcionada a empresas e navios individuais, as autoridades recomendaram que os navios de bandeira e comerciais dos EUA evitem a área “até novo aviso”.