Estado foi responsável por 26,2% da produção nacional de aço no ano passado
O Estado do Rio produziu 8,8 milhões de toneladas de aço em 2024, um crescimento de 2,4% em relação à produção em 2023, se consolidando como o segundo maior produtor do país – respondendo por 26,2% da produção nacional, atrás apenas de Minas Gerais. Em dezembro, o Rio de Janeiro produziu 567 mil toneladas de aço bruto, ou 22% da produção do país, no mês. Os dados são do Instituto Aço Brasil, entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço.
– Este resultado é reflexo do empenho e da qualidade de nossa indústria, além de reforçar o papel estratégico do Rio de Janeiro na economia do país. A produção de aço desempenha um papel estratégico no fortalecimento de diversos setores essenciais, como a construção civil, a infraestrutura e a indústria automobilística, além de contribuir significativamente para a geração de empregos diretos e indiretos para a população – comenta o governador Cláudio Castro.
De acordo com o Instituto Aço Brasil, a produção brasileira de aço bruto foi de 33,7 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a dezembro de 2024, um crescimento de 5,3% na comparação com o mesmo período no ano passado.
– Hoje, somos o segundo maior produtor de aço do país, e, durante vários meses do ano passado, ocupamos a liderança da produção nacional, por conta do importante parque siderúrgico instalado no estado. O Rio de Janeiro continua se consolidando como um polo de excelência industrial – destaca a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.