Até o final de 2024 a estrutura da bolsa estará pronta e os testes serão realizados no primeiro semestre do próximo ano
A nova bolsa de valores do Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro, vai se chamar Base Exchange, informou o colunista Lauro Jardim, do jornal O GLOBO.
Criada pela Americas Trading Group (ATG) e controlada pelo Mubadala, a Bolsa deve começar a operar no segundo semestre de 2025.
Em julho, o CEO da empresa brasileira de tecnologia detentora de plataforma de negociação eletrônica no mercado, Cláuido Pracownik, disse que até o final deste ano a estrutura da nova bolsa estará pronta e os testes serão realizados no primeiro semestre do próximo ano.
Ele destacou que a bolsa do Rio irá negociar as mesmas ações da B3, incluindo os papéis das blue chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4). E acrescentou que Brasil e Espanha são os únicos países do G20 com apenas uma bolsa de valores, enquanto EUA tem mais de 15 opções.
O executivo afirmou que a nova bolsa também buscará operar nos mercados de derivativos e de câmbio.
Pracownik afirmou que o objetivo da nova bolsa não é “roubar mercado ou clientes” da B3, mas aumentar o volume de negociações no país, que ele afirmou ser ainda muito baixo para o potencial econômico do Brasil.
A capital fluminense foi sede da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) de 1820 até 2002, quando ela foi descontinuada, sendo incorporada pela Bolsa de Valores de São Paulo, atualmente a B3.
(Com informações do portal Money Times)