A regularização da documentação civil foi o serviço mais acessado
Ao longo de 2024, 241.515 atendimentos foram realizados pela Fundação Leão XIII, que ainda conta com duas unidades de acolhimento de idosos, recentemente reformadas. Com mais de três mil atendimentos para isenção de segunda via de documentos feitos pelo Centro Integrado de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (CIPOP Rua), projeto do Tribunal de Justiça em parceria com o governo do estado, a fundação conquistou o 1° lugar do Prêmio CNJ de Boas Práticas, na categoria Impacto Social e Transformação.
Na última quarta-feira (22/1), assistentes sociais, idosos assistidos, membros da sociedade civil se reuniram para celebrar os 78 anos da Fundação na Igreja Santa Teresinha, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, em Laranjeiras, Zona Sul.
Assistente social e presidente da Leão XIII, Luciana Calaça ressaltou o empenho junto às equipes no trabalho de reestruturação da instituição, que hoje conta com unidades totalmente reformadas, recorde de atendimentos realizados diariamente, inclusive aos fins de semana, e projetos premiados. Ela dedicou seu discurso aos idosos presentes na celebração, que representavam todos os acolhidos pela Leão XIII.
Nossa missão pelo social vai muito além das demandas do dia a dia. Temos que estar perto do cidadão que mais precisa, a tempo e a hora, onde quer que seja. Em todo o território do estado. Assim, mostramos nossa força na luta pelos direitos humanos- destacou.
1⁰ lugar do Prêmio CNJ
O Cipop Rua, ação do governo estadual em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), levou o 1° lugar do Prêmio CNJ de Boas Práticas, na categoria Impacto Social e Transformação. Inserida no projeto, a Fundação Leão XIII realizou 3.415 atendimentos para isenção de segunda via de documentos para pessoas em situação de rua na unidade que fica na Central do Brasil e foi inaugurada em abril de 2024.
A premiação aconteceu durante o 1° Encontro Nacional PopRuaJud, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em São Paulo, em novembro.
Ações de 2024
Já entre os grandes eventos em parceria com diversos órgãos, a Leão XIII participou de mutirões de serviços pelo Dia da Mulher, no Largo da Carioca, em março; pelo Dia do Trabalhador, na Quinta da Boa Vista, em maio; o PopRuaJud, na Catedral Metropolitana do Rio, em agosto; Mulher Empreendedora, em Duque de Caxias, em novembro, além das Caravanas RJ Para Todos pelo estado.
Ambiente especial para autistas
No âmbito da assistência especializada, a Fundação Leão XIII também realizou entregas. Entre elas, a inauguração de um ambiente especial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em junho, na unidade da Leão XIII, inserida no Detran Acessível, em São Cristóvão.
A Fundação também reinaugurou uma unidade de acolhimento para idosos, em Campo Grande, em setembro. Foram reabertos novos quartos, refeitórios e salas de atendimento para nutrição, fisioterapia, educação física e enfermagem.
Iniciativa inédita na assistência do estado, o abrigo recebeu uma van adaptada com plataforma elevatória para cadeirantes e idosos com mobilidade reduzida. O veículo, regulamentado sob normas internacionais, tem capacidade para quatro cadeirantes e oito passageiros. Com o treinamento adequado, os cadeirantes poderão acessar a van de forma independente, garantindo acessibilidade durante deslocamentos para consultas médicas e saídas de lazer.
Estamos falando de entregas históricas. A van adaptada é fundamental para garantir mobilidade e acessibilidade aos idosos acolhidos. E com a sala de acomodação para pessoas com TEA estamos falando de políticas públicas, políticas inclusivas, por meio do Pacto Estadual pela Inclusão das Pessoas com Deficiência- expressou à época.
Projetos para 2025
Para 2025, a Fundação Leão XIII se prepara para outras iniciativas, como a reinauguração de mais uma unidade de acolhimento e o lançamento de um projeto para percorrer o estado, intensificando os atendimentos à população com o serviço de isenção para segunda via de documentos.
Depois de 76 anos, a estrutura organizacional da Fundação Leão XIII, criada em 1948, foi reformulada. Foram criados setores de auditoria, corregedoria e cargos de controle de gestão incorporados ao novo organograma. A nova estrutura foi publicada por meio do Decreto nº 48.942 de 1º de fevereiro de 2024.