Em tempos de aquecimentos nas vendas de serviços e produtos, especialmente por meio do e-commerce, o número de reclamações feitas pela população à Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), tem se intensificado. Para se ter uma ideia, de janeiro a outubro deste ano, a comissão realizou 6.308 atendimentos gratuitamente por meio dos canais de comunicação disponibilizados ao público.
Deste número total de queixas, 1.757 atendimentos foram realizados pelo telefone da Codecon, 661 por meio da página www.cdcrj.com.br, 640 de forma presencial, na sede da Alerj, e 172 casos formalizados via e-mail. O ônibus itinerante da comissão atendeu a 60 pessoas de localidades diferentes, e três reclamações chegaram por carta.
De acordo com o último relatório da comissão, os setores que mais receberam contestações foram aqueles voltados para a prestação de serviço como, por exemplo, interrupção no fornecimento de energia e contestação de valores cobrados nas faturas, problemas na prestação de saneamento básico, erros nos parcelamentos de débitos, e falhas no fornecimento de sinal de internet, entre outros.
“A Codecon é uma das Comissões Permanentes da Alerj que presta um serviço gratuito à população fluminense. Desde 2019, a comissão já atendeu a mais de 70 mil pessoas e vem trabalhando para que os direitos dos consumidores sejam respeitados e protegidos”, afirmou o deputado Fabio Silva (União), que preside o colegiado ao longo deste período.
Os atendimentos da Codecon são realizados de diferentes formas: no telefone 0800 282 7060, através do e-mail [email protected], ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no 2º andar/sala 201, da sede da Alerj, localizada na rua da Ajuda, nº 5, Centro-RJ.