Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 junho, 2025
Início » CCJ da Alerj faz audiência sobre Projeto de Lei que regulamenta concursos públicos no Estado

CCJ da Alerj faz audiência sobre Projeto de Lei que regulamenta concursos públicos no Estado

Por Alexandre Gomes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza audiência pública nesta segunda-feira (09/06) para tratar sobre o Projeto de Lei 54/23. A medida, de autoria do presidente do colegiado, deputado Rodrigo Amorim (União), institui a Lei Geral dos Concursos Públicos. A reunião acontecerá, às 14h, na sala 1801 da sede do Parlamento, e terá transmissão ao vivo pelo Youtube Alerj Digital.

A proposta estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos de provas ou de títulos no âmbito da administração estadual direta e indireta, incluindo as autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações instituídas ou mantidas pelo Estado do Rio. A norma conta com mais de 100 artigos e já recebeu 46 emendas parlamentares.

O projeto proíbe, por exemplo, o estabelecimento de idade máxima para inscrição em concurso público, bem como qualquer exigência de residência em determinado local. A medida ainda determina o prazo de validade de dois anos para qualquer concurso público fluminense, prorrogável uma vez por igual período.

Amorim explicou que atualmente não há instrumento jurídico estadual ou federal que regulamente a plena realização dos concursos públicos. “De certa forma, sem a existência de outro instrumento jurídico, o edital acaba se tornando o único instrumento de normatização dos critérios do certame. Nosso objetivo é evitar que problemas continuem ocorrendo nos concursos públicos do estado, resguardando sempre o candidato”, declarou.

Para a audiência pública foram convidados representantes de cursos e entidades que organizam os concursos, como a FGV, Cesgranrio e Cebraspe, integrantes de órgãos que realizam frequentemente concursos, como o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) e as Polícias Militar e Civil do Estado do Rio, além de representações dos funcionários públicos fluminenses, caso do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Rio (Fosperj).

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.