A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio do seu diretor-geral, Marcos Brito, recebeu nesta sexta-feira (06/12) o presidente da Assembleia do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, no Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense. A reunião teve como objetivo central a troca de experiências entre as duas casas legislativas, e o principal tema discutido foi a modernização dos sistemas tecnológicos de informática.
Segundo Brito, é fundamental essa troca de informações para que as assembleias possam estar sempre em busca de melhorias. Ele ainda destacou que o Palácio Tiradentes receberá uma modernização nos serviços de tecnologia.
“Foi uma conversa para iniciar uma relação de trocas institucionais. O presidente da Assembleia do Acre me relatou que está buscando uma modernização em seus sistemas e essa também é uma demanda nossa aqui, mesmo que a gente já tenha uma boa estrutura. Nós estamos com três processos licitatórios da área de informática no Palácio Tiradentes, nossa meta é publicar ainda este ano e ter a contratação em janeiro”, sinalizou o diretor-geral.
Por sua vez, o presidente da Aleac ressaltou a relevância da reunião. “Essa conversa foi muito importante, porque é através desse contato que a gente obtém mais conhecimento. A experiência da Alerj, através do trabalho que é realizado, nos interessa bastante. Estamos trabalhando para modernizar a casa e aproximar ainda mais a Assembleia Legislativa da sociedade”, comentou Gonzaga.
Unale
O parlamentar, que integra o colegiado de presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e esteve presente na 27º Conferência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), disse como é fundamental o papel desempenhado por essa Conferência.
“A Unale trabalha para fortalecer os parlamentos estaduais. E com certeza a deputada Tia Jú (REP) vai fazer isso com muita eficiência como presidente recém-eleita. Esse diálogo entre as assembleias é muito importante, pois fortalece o parlamento”, concluiu o presidente da Aleac.