Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Milagre da união: Montenegro testemunha russos e ucranianos orando juntos pela paz

Milagre da união: Montenegro testemunha russos e ucranianos orando juntos pela paz

Por Marina B.

No Montenegro, com uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, quase 100 mil são originários da Ucrânia e Rússia, conforme indicam os resultados preliminares do censo populacional realizado no ano passado. Esse número experimentou um aumento significativo desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia.

Na missa de domingo na Igreja da Santíssima Trindade, situada na cidade velha de Budva, russos e ucranianos unem suas vozes no coro da igreja. O padre Aleksandar Lekic compartilha: “Eles sentem que este é o seu lar e que todas as diferenças entre as pessoas encontram uma solução aqui. Todos oram pela chegada da paz, pois esta guerra não agrada a ninguém, e todos rezam pela harmonia. É por isso que se reúnem neste templo.” O clima mediterrânico e a cultura ortodoxa contribuem para tornar o Montenegro atraente tanto para russos quanto para ucranianos, que coexistem pacificamente, apesar do conflito entre seus países de origem.

Um casal russo, Roman e Lucia Volubiuev, compartilha sua experiência: “Não tivemos nenhum problema. Eles nos entendem, e nós os entendemos. Compreendemos a situação deles e o motivo de estarmos aqui. Portanto, o ambiente é muito amigável.”

Os resultados finais do censo deverão confirmar a informação de que o Montenegro possui o maior número de migrantes russos e ucranianos per capita.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.