Um estudo intitulado “A Jornada Espiritual: Como os Evangélicos Chegam à Fé” analisou as trajetórias de fé e práticas dos evangélicos nos Estados Unidos. A recente pesquisa revela que a grande maioria dos evangélicos americanos se converteu à fé ainda na infância, e muitos não conseguem recordar o momento específico em que decidiram abraçar o cristianismo evangélico.
Baseado em respostas de 1.010 protestantes evangélicos coletadas no início de 2023, o estudo foi conduzido pela Grey Matter Research e Infinity Concepts. Dos entrevistados, 72% afirmaram ter alcançado a fé antes dos 18 anos, enquanto os 28% restantes começaram a adotar crenças evangélicas na vida adulta. Além disso, a maioria desses entrevistados (26%) iniciou a adoção de ideias evangélicas entre os 5 e 9 anos, seguido por 24% entre os 10 e 12 anos, 17% entre os 13 e 17 anos, e 5% antes dos 5 anos de idade. Quando questionados sobre a maior influência que os conduziu ao evangelicalismo, 28% citaram seus pais, seguidos por 16% que mencionaram a igreja e 11% que apontaram “outros membros da família”.
Entre os que se converteram à fé na idade adulta, 57% recordaram um ponto específico de decisão, enquanto 26% passaram por um processo gradual, e 17% foram criados como cristãos, mas retornaram à fé sem um “ponto de decisão específico”. O CEO da Infinity Concepts, Mark Dreistadt, enfatizou que compreender esses fatores pode auxiliar a alcançar outros que ainda não completaram essa jornada de fé. “Nossa pesquisa revelou que a jornada para Cristo é variada, individualizada e geralmente influenciada por uma variedade de fatores”, afirmou ele, conforme reportado pelo The Christian Post.