O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, havia anunciado que no quarto dia de sua visita à Ucrânia, na segunda-feira, 22 de julho, ele se encontraria com líderes do país. Em Kyiv, o cardeal se reuniu com o primeiro-ministro Denys Shmyhal e o presidente do parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk.
As contas institucionais nas redes sociais foram as primeiras a relatar os encontros. Tanto o primeiro-ministro quanto o presidente do parlamento expressaram sua gratidão ao cardeal Parolin por sua visita, destacando a atenção dedicada à situação da Ucrânia. De acordo com fontes governamentais, o primeiro-ministro Shmyhal discutiu com o secretário de Estado a assistência humanitária e a contribuição para a restituição das crianças e prisioneiros ucranianos deportados para a Rússia.
O presidente do parlamento, Ruslan Stefanchuk, também expressou, por meio das redes sociais institucionais, sua apreciação pelo apoio e solidariedade da Santa Sé, enfatizando a importância da ajuda humanitária oferecida ao povo ucraniano.