“Peça desculpas aos nossos grandes guerreiros e a todos os outros!”
O presidente Donald Trump desabafou sobre a mídia tradicional após uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira — que tinha como objetivo corrigir o histórico dos recentes ataques militares dos EUA às instalações nucleares iranianas — realizada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.
Trump usou sua plataforma Truth Social para elogiar Hegseth por realizar uma das coletivas de imprensa “mais profissionais” que ele já viu e pediu que os veículos de comunicação que haviam divulgado informações vazadas “demitissem todos os envolvidos”.
Trump prefaciou a coletiva de imprensa — que ele havia divulgado apenas um dia antes — com outra publicação , dizendo: “Há rumores de que o decadente New York Times e a CNN de notícias falsas vão demitir os repórteres que inventaram as histórias FALSAS sobre as instalações nucleares do Irã porque eles erraram muito. Vamos ver o que acontece?”
Quando a coletiva de imprensa terminou, ele adotou um tom mais severo.
“Uma das maiores, mais profissionais e mais ‘confirmadoras’ coletivas de imprensa que já vi! As Fake News deveriam demitir todos os envolvidos nesta Caça às Bruxas e pedir desculpas aos nossos grandes guerreiros e a todos os demais!”, postou o presidente , aproveitando os comentários de Hegseth.
Hegseth disse durante seus comentários que os meios de comunicação pareciam tão desesperados para atacar Trump que não se importavam se a estrutura de suas histórias minava as ações corajosas dos homens e mulheres das Forças Armadas dos Estados Unidos que realmente executaram a missão.
Secretary of Defense Pete Hegseth on Twitter / X
O presidente acrescentou seus próprios comentários esclarecendo parte do que foi visto na instalação nuclear iraniana — carros e caminhões que alguns meios de comunicação alegaram que poderiam estar transportando materiais nucleares para fora do local antes do ataque.
“Os carros e caminhões pequenos no local eram de operários de concreto tentando cobrir a parte superior dos poços. Nada foi retirado das instalações. Levaria muito tempo, seria muito perigoso, e seria muito pesado e difícil de mover!”, declarou.
Trump redobrou a aposta, atacando a mídia novamente pouco tempo depois, publicando em letras maiúsculas: “REPÓRTERES DE NOTÍCIAS FALSAS DA CNN E DO NEW YORK TIMES DEVEM SER DEMITIDOS IMEDIATAMENTE!!! PESSOAS MÁS COM MAL-INTENÇÕES!!!”