O cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, enfatizou as palavras de paz, reconciliação e esperança durante a homilia da Missa celebrada na Catedral de Santa Teresa em Juba, Sudão do Sul, por ocasião do primeiro aniversário da peregrinação ecumênica pela paz liderada pelo Papa, juntamente com o primaz da Igreja Anglicana e arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e o moderador geral da Igreja Presbiteriana da Escócia, Iain Greenshields.
O cardeal, que se sente em casa entre o povo do Sudão do Sul, transmitiu o afeto, solidariedade e orações do Santo Padre, que continua a se preocupar com o destino do jovem país em sua busca pela reconciliação. Durante sua visita, o cardeal expressou a solidariedade de toda a Igreja na luta do povo pelo restabelecimento da paz. Ele reiterou a mensagem do Papa às autoridades civis e aos diplomatas em Juba, pedindo uma mudança significativa para construir a paz.
O purpurado reafirmou o apelo urgente do Papa feito há um ano, instando a deixar para trás o derramamento de sangue, conflitos e violência, e a iniciar um tempo de construção e paz. Ele pediu aos líderes políticos que garantam serviços sociais mínimos, promovam a coexistência pacífica através do perdão e da reconciliação, e respeitem os direitos humanos das populações vulneráveis.
O cardeal destacou a necessidade de virar a página, buscar transformação urgente, e encorajou todos a abandonar as águas contaminadas do ódio, tribalismo e diferenças étnicas. Ele concluiu reafirmando o compromisso da Igreja e de outros atores na promoção da reconciliação, orando e lutando incessantemente pela paz.