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quinta-feira, 26 dezembro, 2024
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Procon-RJ dispara ato sancionatório após explosão de queixas contra Light

Por Alexandre G.

O Procon-RJ anunciou, nesta terça-feira (23), a instauração de um ato sancionatório contra a Light, devido ao aumento nas reclamações dos consumidores em novembro do ano passado. As queixas, feitas tanto no atendimento da autarquia quanto na plataforma http://consumidor.gov.br , abrangiam desde interrupções no fornecimento e instabilidade até demoras no restabelecimento do serviço em diversos municípios, incluindo Rio de Janeiro, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaguaí, Duque de Caxias, Volta Redonda e Vassouras.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, destacou a essencialidade do fornecimento de energia elétrica e os graves impactos que a suspensão do serviço pode causar aos consumidores, como perda de bens, comprometimento da saúde, dificuldades profissionais e educacionais. A Light tem um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa, sujeita a aplicação de multa em caso de não cumprimento.

Além disso, durante uma ação emergencial realizada na Ilha do Governador nos últimos dois dias, 162 consumidores afetados por problemas no fornecimento de luz foram atendidos pelo Procon-RJ. Os moradores buscaram ressarcimento por danos a eletrodomésticos devido às quedas de energia recentes. Os fiscais coletaram relatos que serão adicionados ao processo, e os consumidores expressaram preocupações sobre interrupções frequentes no fornecimento, resultando na perda de alimentos refrigerados e danificação de equipamentos. O Procon-RJ ressalta a importância de ações rápidas para solucionar os problemas e minimizar o impacto nas vidas dos consumidores.

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