O governador Cláudio Castro, neste domingo (21), determinou a imediata expansão dos serviços e da assistência aos municípios impactados pela chuva no estado do Rio de Janeiro. A medida visa fortalecer a atuação do Governo do Estado para mitigar os efeitos dos recentes temporais e da previsão de mais chuvas intensas, especialmente nas cidades da Baixada Fluminense, região com maior volume de demandas e ocorrências.
“Estamos monitorando a situação dos municípios, principalmente aqueles que já foram prejudicados pelas últimas chuvas que atingiram o estado desde o fim da semana passada. Liguei para todos os prefeitos e determinei que todas as secretarias intensifiquem o apoio e os serviços prestados à população. Nosso objetivo maior é salvar vidas”, ressaltou o governador Cláudio Castro, que acompanhou o monitoramento das chuvas do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) nesta manhã.
Desde a madrugada deste domingo, os Bombeiros RJ já realizaram mais de 40 atendimentos, a maioria relacionada a resgates de pessoas, inundações e alagamentos. Até o momento, não há relatos de mortes.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está monitorando a situação dos municípios para prestar todos os atendimentos necessários àqueles que mais precisam. Até agora, quase 14 mil pessoas estão desalojadas, e cerca de 852 pessoas estão desabrigadas devido às chuvas, de acordo com dados enviados por cidades como Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Quatis, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti, reunidos pelo Governo do Estado.
As prefeituras dos municípios estão cadastrando e analisando a elegibilidade das famílias para identificar possíveis beneficiários do Cartão Recomeçar. Até o momento, mais de 30 mil candidatos ao benefício atendem aos critérios do programa, mas ainda aguardam avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Cartão Recomeçar concede R$ 3 mil, em parcela única, para cobrir despesas com móveis residenciais, equipamentos e materiais de construção. O programa foi criado para famílias em vulnerabilidade após desastres naturais. A pasta também está envolvida na distribuição de insumos e refeições, tendo entregue mais de 29 mil refeições e 20 mil kits de higiene e limpeza aos municípios.
Para agilizar as ações de resposta às chuvas, o Corpo de Bombeiros está mobilizado com 2.400 militares, incluindo bombeiros adicionais divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs). O esquema operacional conta com o apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas afetadas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em soterramentos e estruturas colapsadas, entre outros recursos.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, está empenhada em dar assistência aos municípios afetados pelas chuvas, disponibilizando mais de 60 máquinas, incluindo retroescavadeiras, escavadeiras e caminhões, cedidos pelo Governo do Estado. Esses equipamentos estão sendo utilizados na limpeza de ruas, rios e canais, remoção de entulhos e desobstrução de bueiros. A secretaria mantém contato constante com as cidades e acompanha os trabalhos nas áreas afetadas, com equipes trabalhando em regime de plantão neste domingo para atender de forma ágil os municípios que possam precisar de mais apoio.
O Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) continua prestando assistência aos municípios com mais de 90 máquinas, além da atuação do programa Limpa Rio manual, que realiza a limpeza de rios e cursos de água em áreas inacessíveis às máquinas.