Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 8 outubro, 2024
Início » Crise das chuvas no Rio: Governador adota ações para mitigar danos e atender necessidades da população

Crise das chuvas no Rio: Governador adota ações para mitigar danos e atender necessidades da população

Por Alexandre G.

Na noite desta segunda-feira, o governador Cláudio Castro visitou a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, onde foi instalado o Gabinete de Crise Avançado da Prefeitura do Rio. Durante a reunião, que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e representantes dos comitês estadual e municipal de chuvas, Castro recebeu as demandas da capital para lidar com os danos causados pelo temporal e pela maré alta, que resultaram em transbordamentos de rios também na Baixada Fluminense.

No encontro, o governador assegurou seu apoio a todos os prefeitos e colocou à disposição a estrutura estadual para garantir o bem-estar da população carioca. O Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Defesa Civil, permanece vigilante. Durante a reunião, Castro destacou a importância de trabalhar em conjunto com todas as esferas de governo e órgãos de serviços aos cidadãos, visando uma resposta rápida e eficiente aos afetados por desastres naturais.

Antes do encontro na Arena Carioca, o governador Cláudio Castro conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para solicitar a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento destinados a obras essenciais de prevenção a desastres. Isso inclui intervenções necessárias no Rio Botas, que corta os municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

O governador ressaltou ainda que determinou o cadastramento e a distribuição do Cartão Recomeçar, no valor de R$ 3 mil e pago em parcela única, aos moradores afetados pelo temporal. Para receber o benefício, os moradores devem estar cadastrados nas prefeituras que tenham decretos de calamidade reconhecidos, como já ocorre na cidade do Rio.

O Cartão Recomeçar cobre despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção. Destinado às famílias em vulnerabilidade após desastres naturais, é uma forma de auxiliar aqueles que perderam móveis e eletrodomésticos ou tiveram danos em suas propriedades. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estão nos municípios prestando assistência técnica às prefeituras, responsáveis pelos cadastros.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.