Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 29 agosto, 2025
Início » STF atua para frear PEC do fim do foro privilegiado

STF atua para frear PEC do fim do foro privilegiado

Por Alexandre Gomes

Nos bastidores do Congresso, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm intensificado conversas com parlamentares para tentar barrar o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba ou altera o foro privilegiado.

Na quarta-feira (27), a votação foi adiada por falta de consenso entre os partidos. Mas, segundo relatos, ministros da Corte também atuaram fortemente contra a medida. Eles defendem que a mudança seria um “erro” e abriria espaço para abusos em processos contra deputados e senadores.

O argumento do “risco Moro”

No Congresso, a resistência ganhou o apelido de “risco Sergio Moro”, em referência ao ex-juiz da Lava Jato que determinou dezenas de prisões de políticos e empresários. Um interlocutor resumiu o temor: “Ninguém quer ficar na mão de um juiz inimigo seu. Nem os deputados querem isso, apesar dos defeitos e excessos do STF”.

Alternativas em debate

Diante da pressão, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes do Centrão discutem saídas alternativas:

  • transferir os processos para Tribunais Regionais Federais (TRFs);
  • ou encaminhá-los ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ministro Gilmar Mendes se destacou como um dos principais críticos da PEC. Ele afirmou que aprová-la seria “subverter a tradição jurídica do país”.

O desafio político

Para ser aprovada, uma PEC precisa de 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em dois turnos de votação. A proposta já foi aprovada no Senado em 2017, no auge da Lava Jato, mas está parada desde então.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.