Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Servidores pressionam governo com proposta ousada de reajuste, ameaçando greve em resposta às promessas adiadas

Servidores pressionam governo com proposta ousada de reajuste, ameaçando greve em resposta às promessas adiadas

Por Alexandre G.

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) apresentou uma contraproposta ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em relação aos reajustes para os anos de 2024, 2025 e 2026. De acordo com a proposta dos servidores, a recomposição salarial seria feita em três parcelas: a primeira de 9%, a segunda de 7,5% e a terceira também de 7,5%, a serem implementadas nos meses de maio de cada ano.

A contraproposta, divulgada nesta quarta-feira (10), também inclui o compromisso de equiparação do auxílio alimentação, per capita da saúde complementar e assistência pré-escolar aos valores praticados nos Poderes Legislativo e Judiciário até o final de 2026. Além disso, os representantes do funcionalismo federal, destacam a importância de fixar em acordo pontos não remuneratórios discutidos ao longo de 2023.

Rudinei Marques, presidente do Fonacate, critica a proposta do governo, classificando como inaceitável o congelamento salarial para o ano atual e a promessa de reajuste apenas nos dois exercícios subsequentes. Ele argumenta que o governo tem condições de recompor os salários já em 2024 e afirma que vão lutar por essa recomposição.

Em dezembro, o governo federal oficializou sua proposta de reajuste salarial para os servidores públicos federais. O documento enviado às entidades sindicais que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente, sugere um reajuste de 9%, dividido em duas parcelas, a primeira em maio de 2025 e a segunda em maio de 2026. Vale ressaltar que os servidores públicos foram uma força motriz na eleição do presidente Lula em 2022.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.