Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 26 julho, 2025
Início » Jordy afirma que só Eduardo Bolsonaro pode negociar com EUA

Jordy afirma que só Eduardo Bolsonaro pode negociar com EUA

Por Alexandre Gomes

Em entrevista ao programa Arena Oeste, nesta quinta-feira (24), o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que o Brasil vive uma “crise institucional sem precedentes”, com concentração excessiva de poder no Supremo Tribunal Federal (STF) — especialmente na figura do ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar também declarou que apenas Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teria hoje condições de negociar diretamente com os Estados Unidos e sugeriu que o governo Trump exige anistia como condição para suspender o tarifaço contra produtos brasileiros.

“Hoje, estamos vendo um STF na figura de uma pessoa só, que é o Alexandre de Moraes, que acha que pode mandar no Brasil, mandar e desmandar no país”, criticou Jordy.

Durante a conversa com os jornalistas Silvio Navarro, Edilson Salgueiro, Maria Laura Assis, Xandu Alves e Anderson Scardoelli, Jordy também condenou a omissão do Senado diante do avanço do Judiciário sobre os demais Poderes:

“O Senado deveria ser o antídoto, mas esse antídoto perdeu o prazo de validade”.

Líder da oposição em 2023 e 2024, Jordy avaliou que o Brasil está vivendo uma “ditadura com verniz de legitimidade”, onde há graves violações de direitos sob o discurso de defesa do Estado de Direito:

“As violações ocorrem como se nós estivéssemos num Estado Democrático de Direito, mas não estamos.”

Ao comentar a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, Jordy foi direto:

“Só quem pode negociar com os EUA hoje é o Eduardo. Ele tem diálogo com a equipe de Trump e está mostrando o que realmente está acontecendo no Brasil.”

Jordy ainda afirmou que as sanções econômicas impostas por Trump — como o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros — não são apenas resultado de questões comerciais, mas também um recado político:

“É uma forma de pressionar o governo Lula a aceitar uma anistia ampla, geral e irrestrita em relação aos presos políticos do 8 de janeiro.”

Segundo Jordy, o atual governo enfraqueceu o Brasil no cenário internacional:

“Lula faz com que o Brasil seja chamado de anão diplomático, que mantém relações absurdas com regimes terroristas. Isso mancha a imagem do país.”

Ao final, o deputado avaliou que as ações do STF estão fortalecendo a direita e o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro:

“O Alexandre de Moraes, às vezes, não percebe como ele acaba sendo o maior cabo eleitoral do Bolsonaro.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.