Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 9 agosto, 2025
Início » Oposição conquista 41 apoios no Senado e aumenta pressão pelo impeachment de Alexandre de Moraes

Oposição conquista 41 apoios no Senado e aumenta pressão pelo impeachment de Alexandre de Moraes

Por Alexandre Gomes

A oposição no Congresso anunciou nesta quinta-feira, 7, que já conta com o apoio declarado de 41 senadores para a abertura do processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O número representa a maioria necessária para que a denúncia seja admitida e analisada, cabendo agora ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidir se autoriza o início do trâmite. Para que Moraes seja efetivamente destituído, são exigidos 54 votos.

O anúncio foi feito pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) ao lado dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Segundo Nikolas, o último apoio veio do senador Laércio Oliveira (PP-SE).

“Senador Laércio acaba de se posicionar pelo Brasil e apoiar o impeachment de Moraes. Portanto, soma-se 41 assinaturas e temos maioria para a admissibilidade da denúncia”, declarou o parlamentar mineiro.

Próximos passos
Caso a denúncia seja lida em plenário por Alcolumbre, o Senado deverá criar uma comissão especial para avaliar o caso. O parecer preliminar dessa comissão precisará de maioria simples — pelo menos 41 votos — para avançar. Moraes teria então dez dias para apresentar sua defesa, antes de uma decisão final do colegiado. Se o relatório final for aprovado, também por maioria simples, o ministro será afastado de imediato.

Retirada do plenário
Após dias de tensão, parlamentares da oposição decidiram encerrar a ocupação da Mesa do Senado. De acordo com o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), a medida foi um gesto em favor do “restabelecimento da normalidade” dos trabalhos legislativos.

“Fizemos um esforço junto aos nossos pares e estamos nos retirando da Mesa do Senado da República para que os trabalhos possam fluir normalmente”, afirmou Marinho.


Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.