Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 19 maio, 2024
Início » Ministros de Lula consideram suspender pagamento da dívida do RS após tragédia das chuvas

Ministros de Lula consideram suspender pagamento da dívida do RS após tragédia das chuvas

Por Marina B.

Nos bastidores, ministros ligados a Lula afirmam que há grandes possibilidades de o governo federal interromper o pagamento das parcelas mensais da dívida do Rio Grande do Sul com a União, em decorrência das intensas chuvas que assolaram o estado.

O pedido de suspensão partiu do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), que busca suspender tanto o pagamento da dívida principal como dos encargos financeiros associados, pelo tempo necessário para a reconstrução do estado.

Conforme relatos de quatro ministros próximos a Lula, incluindo dois do Palácio do Planalto e um da área econômica, as chances de o governo acatar a suspensão variam entre “70% a 90%” neste momento.

O tema já está em pauta com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Informações obtidas pela coluna indicam que o chefe da equipe econômica abordou o assunto durante uma reunião com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, na última segunda-feira (6/5).

No entanto, Haddad mencionou a interlocutores que ainda não tomou uma decisão definitiva. Antes de qualquer conclusão, ele planeja dialogar com o governador do Rio Grande do Sul para entender melhor a situação.

A expectativa no governo federal é que a equipe econômica defina a questão até o final desta semana e apresente a decisão ao presidente Lula, que terá a palavra final sobre o assunto.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.