Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Ministro da Presidência envolvido em acusações de gastos irregulares com viagem e demissão surpreendente

Ministro da Presidência envolvido em acusações de gastos irregulares com viagem e demissão surpreendente

Por Alexandre G.

Nesta quarta-feira (10), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou que a Corte de contas investigue o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, por suspeita de desvio de finalidade no uso de verbas públicas para a aquisição de passagens destinadas ao pré-Carnaval de Aracaju (SE).

O subprocurador-geral do MP-TCU, Lucas Furtado, argumentou na petição que o ministro teria utilizado recursos públicos para “curtir”, juntamente com seus associados, as festividades carnavalescas fora de época em sua base eleitoral durante o evento conhecido como “Pré-Caju”, realizado no início de novembro do ano passado. O subprocurador destacou que não havia interesse público a ser atendido, mas sim um interesse privado do ministro e seus apoiadores, financiado pelos contribuintes.

Lucas Furtado também mencionou notícias sobre a demissão da secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos Coelho. Com base em reportagens, o subprocurador indicou que a exoneração ocorreu após ela recusar-se a assinar a liberação de recursos públicos para a compra das passagens, o que levou o próprio ministro a autorizar os gastos. Maria Fernanda, considerada a “número 2” da pasta e figura destacada no PT, alegou “fim de um ciclo” como motivo de sua saída.

O MP-TCU pediu que a Corte de contas aceite a representação e inicie uma investigação sobre possíveis condutas contrárias à moralidade administrativa e desvio de finalidade no uso de verbas públicas para a compra de passagens pelo ministro. Furtado solicitou a abertura de uma tomada de contas especial e ressarcimento ao erário caso as irregularidades se confirmem. O TCU ainda precisa aprovar o pedido de Furtado para dar continuidade à investigação.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.