Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 11 setembro, 2024
Início » Le Monde revela incompetência do Governo Lula no combate ao crime, enquanto violência alcança patamares alarmantes

Le Monde revela incompetência do Governo Lula no combate ao crime, enquanto violência alcança patamares alarmantes

Por Marina B.

Na edição desta terça-feira (16) do jornal Le Monde, destaca-se uma matéria que aborda a problemática da violência no Rio de Janeiro, destacando a ineficácia das operações policiais no controle da criminalidade.

Sob o título “No Brasil, Lula derrotado pela ascensão do crime organizado”, a correspondente francesa Anne-Dominique Correa assina o texto, relatando a mudança de liderança em uma das principais milícias do estado carioca, com a prisão do Zinho, que comandava a milícia em Santa Cruz.

A reportagem recorda a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “retirar o poder do crime organizado”, ao anunciar o envio de 3.700 militares para vigiar portos e aeroportos no país. Contudo, o especialista em segurança Bruno Longeani, do Instituto “Sou da Paz”, citado pelo Le Monde, avalia essa operação como “não planificada” e com apenas “efeito paliativo”.

O advogado denuncia que os criminosos sentem-se livres para cometer homicídios a qualquer hora e em qualquer cidade, sem temer a prisão, destacando a necessidade de um reforço na inteligência, prevenção e coordenação entre as forças policiais estaduais e federais para promover uma mudança efetiva.

O texto prossegue explicando que a multiplicação de episódios violentos no Rio de Janeiro testemunha o avanço do crime organizado, que controla metade do território fluminense.

Desde o inicio de 2023, o Comando Vermelho vem avançando e dominando territórios de facções inimigas e das milícias, o que hoje é a maior causa da criminalidade no Rio de Janeiro. Até 2022 o tráfico dominava 81% das comunidades do RJ e a milícia 19%. Atualmente o percentual dominado pelo tráfico cresceu e o a da milícia encolheu.

O Le Monde também destaca o crescimento da violência na Bahia, que possui a segunda maior taxa de homicídios do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A Amazônia é mencionada como uma região que faz fronteira com países produtores de cocaína, tornando-se o “principal centro do tráfico de drogas da América Latina” e abrigando atividades ilícitas como o tráfico de animais selvagens, desmatamento ilegal e garimpo.

O Le Monde argumenta que os criminosos representam não apenas um desafio para a polícia, mas também para o governo, que enfrenta dificuldades em manter sua agenda política e cumprir objetivos sociais e ambientais. O texto conclui afirmando que a segurança pública tornou-se o “calcanhar de Aquiles do governo brasileiro”, visto que 47% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa recente, consideram a política de segurança do governo Lula “muito ruim”. Pela primeira vez em seis anos, 60% dos brasileiros entrevistados consideram “a criminalidade o principal problema do país”, superando a corrupção e a economia.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.