A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) firmou dois convênios com a TV do Trabalhador (TVT), emissora vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Os acordos, financiados com dinheiro público, têm como objetivo renovar os equipamentos da emissora e financiar a produção de cem programas jornalísticos.
O custo total da iniciativa será de R$ 2,65 milhões, provenientes de emendas parlamentares apresentadas por 12 deputados e senadores do PT. Os recursos serão utilizados para atualizar a infraestrutura da TVT, incluindo a aquisição de novos equipamentos como câmeras, monitores, notebooks, impressoras, mesas de som e um transmissor, cujo valor unitário chega a R$ 371 mil.
Justificativa oficial
Em nota, a EBC declarou que a TVT faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) desde 2010 e que a empresa já firmou convênios com 27 emissoras desde 2023. A justificativa apresentada para o convênio inclui a necessidade de modernizar equipamentos obsoletos, corrigir falhas no sinal e ampliar a capacidade de produção e transmissão da TVT.
Os acordos levantam questionamentos sobre o uso de recursos públicos para financiar uma emissora de perfil sindical, especialmente em um momento de crise fiscal e necessidade de controle dos gastos governamentais.