Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Governador Cláudio Castro toma medidas contra tempestades no Norte e Noroeste do Rio: Bases preventivas para o caos das chuvas

Governador Cláudio Castro toma medidas contra tempestades no Norte e Noroeste do Rio: Bases preventivas para o caos das chuvas

Por Alexandre G.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24) com secretários e representantes de órgãos estaduais envolvidos nos esforços de auxílio a municípios afetados por temporais, Cláudio Castro determinou a imediata criação de três bases preventivas. Estas bases têm o propósito de receber maquinários, equipamentos, alimentos, assistência humanitária, kits de limpeza e equipes técnicas para ajudar municípios das regiões Norte e Noroeste nos próximos dias, se necessário. Durante a análise das ações no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador expressou sua gratidão aos servidores pelo auxílio ininterrupto aos cidadãos fluminenses, diante dos transtornos causados por tempestades em alguns municípios.

As bases estarão localizadas nas Residências de Obras e Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) em Miracema e Itaperuna, na região Norte, e em Campos dos Goytacazes, no Noroeste Fluminense. Os pontos de apoio serão instalados nos próximos dias.

“Tivemos algumas situações graves nos últimos dias, mas com menor intensidade em relação à semana passada. Nossa preocupação permanece com a previsão de possíveis chuvas fortes para os próximos dias, sobretudo para as regiões Norte e Noroeste, com grandes volumes vindos de Minas Gerais, especialmente. Não há motivo para pânico, pois a previsão é de chuva moderada e constante para a maior parte do território fluminense. Mas, em se tratando de El Niño e suas mudanças climáticas severas e rápidas, toda precaução é necessária. Prevenir sempre é melhor”, justificou o governador.

As secretarias estaduais responsáveis por mitigar os efeitos das chuvas que afetaram parte do território fluminense informaram que o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender pelo menos 75 ocorrências nas últimas 24 horas (até 16h desta quarta-feira). A maioria dos atendimentos foi referente a cortes de árvores (54).

Durante a reunião, Castro também solicitou uma nova atualização de classificação de riscos pelos municípios que têm enfrentado problemas com enchentes e deslizamentos de encostas, além de agilidade nas análises de documentos e solicitações de recursos para obras de contenção, limpeza, reconstrução de estradas estaduais e construção de moradias em municípios que ainda abrigam desabrigados e desalojados.

“Outra preocupação nossa são com as notícias de tentativas de fraudes do Cartão Recomeçar (que concede ao cidadão R$ 3 mil, em parcela única, para cobrir despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção). Embora ainda não tenha nada detectado junto aos trâmites do Governo do Estado, pedi à Controladoria Geral do Estado que fique em alerta constante e auxilie a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no que for preciso”, adiantou Castro.

Atenção às estradas: Equipes do DER-RJ estão monitorando as estradas estaduais em todo o território fluminense. Funcionários do departamento estão realizando ações emergenciais na RJ-152, no trecho entre Cantagalo e Euclidelândia (km 43), na Região Serrana, onde houve um rompimento na tubulação de drenagem da rodovia. A via permanece parcialmente interditada até a conclusão dos serviços de reparo, prevista para esta sexta-feira (26). O tráfego no local funciona em sistema “pare e siga” para veículos leves e com interrupção total para veículos pesados (de carga), que devem seguir como rota alternativa, a RJ-166, RJ-116 e RJ-164.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.