Com o intuito de proporcionar um atendimento mais eficiente à população e reduzir a burocracia, o governador Cláudio Castro lançou oficialmente, nesta quarta-feira (01/10), o OuvERJ, o mais recente sistema da Ouvidoria do Estado do Rio de Janeiro. Esse canal único de ouvidoria e transparência visa garantir maior acessibilidade e agilidade no atendimento das demandas da sociedade pelo poder público. Em uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, Castro, acompanhado do controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, também anunciou um pacote de medidas para fortalecer a atuação da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ) e aumentar a transparência na gestão pública.
“Esse sistema é mais uma iniciativa da nossa gestão por um Estado menos burocrático, mais digital e próximo do cidadão. Com acesso facilitado, o site permite que os órgãos estaduais escutem e atendam às demandas com mais agilidade. Com isso e outras entregas da CGE-RJ renovo mais uma vez meu compromisso com a transparência, digitalização e o controle interno”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Desenvolvido pela Proderj em colaboração com a Controladoria Geral do Estado, o OuvERJ está ativo desde 4 de dezembro de 2023, recebendo mais de 8 mil manifestações, incluindo sugestões, reclamações e elogios. O site funciona como um meio eficiente e direto de comunicação com o governo, estabelecendo um canal de avaliação, desempenho e qualidade na prestação dos serviços públicos, ampliando o alcance da Ouvidoria e Transparência Geral do Estado ao Cidadão.
O secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, ressaltou o compromisso de transformar o Rio de Janeiro em um Estado 100% digital. Durante o evento, o governador Castro também anunciou o Painel do Sistema de Controle Interno (PSCI), uma solução tecnológica desenvolvida pela CGE-RJ para melhorar a eficiência na gestão dos recursos públicos e aprimorar os processos de licitação.
Além disso, foi revelada a criação do Grupo de Trabalho de Integridade Privada, conforme previsto no Decreto 48.887 de 8 de janeiro de 2024. Esse grupo terá como objetivo promover estudos e medidas para fomentar a cultura de integridade junto às empresas que contratam com o Governo do Estado, seguindo as diretrizes da Lei Federal 14.133/2021 e da Lei estadual 7.753/2017. O Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, reforçou que todas essas iniciativas visam ao aprimoramento contínuo da gestão pública.