Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Governador Cláudio Castro anuncia OuvERJ para diminuir burocracia e impulsionar transparência no Rio

Governador Cláudio Castro anuncia OuvERJ para diminuir burocracia e impulsionar transparência no Rio

Por Alexandre G.

Com o intuito de proporcionar um atendimento mais eficiente à população e reduzir a burocracia, o governador Cláudio Castro lançou oficialmente, nesta quarta-feira (01/10), o OuvERJ, o mais recente sistema da Ouvidoria do Estado do Rio de Janeiro. Esse canal único de ouvidoria e transparência visa garantir maior acessibilidade e agilidade no atendimento das demandas da sociedade pelo poder público. Em uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, Castro, acompanhado do controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, também anunciou um pacote de medidas para fortalecer a atuação da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ) e aumentar a transparência na gestão pública.

“Esse sistema é mais uma iniciativa da nossa gestão por um Estado menos burocrático, mais digital e próximo do cidadão. Com acesso facilitado, o site permite que os órgãos estaduais escutem e atendam às demandas com mais agilidade. Com isso e outras entregas da CGE-RJ renovo mais uma vez meu compromisso com a transparência, digitalização e o controle interno”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Desenvolvido pela Proderj em colaboração com a Controladoria Geral do Estado, o OuvERJ está ativo desde 4 de dezembro de 2023, recebendo mais de 8 mil manifestações, incluindo sugestões, reclamações e elogios. O site funciona como um meio eficiente e direto de comunicação com o governo, estabelecendo um canal de avaliação, desempenho e qualidade na prestação dos serviços públicos, ampliando o alcance da Ouvidoria e Transparência Geral do Estado ao Cidadão.

O secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, ressaltou o compromisso de transformar o Rio de Janeiro em um Estado 100% digital. Durante o evento, o governador Castro também anunciou o Painel do Sistema de Controle Interno (PSCI), uma solução tecnológica desenvolvida pela CGE-RJ para melhorar a eficiência na gestão dos recursos públicos e aprimorar os processos de licitação.

Além disso, foi revelada a criação do Grupo de Trabalho de Integridade Privada, conforme previsto no Decreto 48.887 de 8 de janeiro de 2024. Esse grupo terá como objetivo promover estudos e medidas para fomentar a cultura de integridade junto às empresas que contratam com o Governo do Estado, seguindo as diretrizes da Lei Federal 14.133/2021 e da Lei estadual 7.753/2017. O Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, reforçou que todas essas iniciativas visam ao aprimoramento contínuo da gestão pública.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.