Nesta quarta-feira (22), o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) marcou presença na inauguração de melhorias no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, e aproveitou a ocasião para destacar que as obras entregues são fruto de ações iniciadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar afirmou:
“É um sonho de muito tempo da cidade de Londrina e que, graças ao presidente Bolsonaro, junto com o governador Ratinho Junior, se transformou em realidade. O governo Bolsonaro foi tão bom que o Lula está inaugurando aquilo que o Bolsonaro fez.”
Investimento e melhorias
As obras, realizadas pela CCR Aeroportos, concessionária que assumiu a administração do terminal após concessão feita na gestão Bolsonaro, somam R$ 180 milhões. Entre as melhorias entregues estão:
- Ampliação do terminal de passageiros em 3 mil metros quadrados;
- Uma nova sala de embarque com pontes de acesso direto às aeronaves;
- Extensão de 150 metros na pista de pouso e decolagem.
Com essas melhorias, a capacidade do aeroporto de Londrina deve dobrar, de 1,8 milhão para 3,5 milhões de passageiros por ano.
Reconhecimento do trabalho anterior
Filipe Barros destacou a importância da parceria entre Bolsonaro e o governador do Paraná, Ratinho Junior, para viabilizar as obras e projetar o crescimento do aeroporto:
“Os próximos passos são a instalação do ILS, o taxiway – que as companhias aéreas estão pedindo – e o aumento do número de voos na cidade de Londrina. Tudo isso vai acontecer. Obrigado ao presidente Bolsonaro e ao governador pelo trabalho que começamos lá atrás.”
Contexto político
A declaração de Filipe Barros reforça um ponto frequente da oposição no Congresso, que acusa o governo Lula de “colher os frutos” de ações estruturadas na gestão anterior. As obras em Londrina, viabilizadas pela concessão à iniciativa privada, são apresentadas como exemplo dessa continuidade.