O governo estadual, em colaboração com as prefeituras da Região Metropolitana e o governo federal, está elaborando um plano de ação para atender às necessidades das cidades impactadas pelas chuvas do último fim de semana. O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro, durante uma reunião no Palácio Guanabara, na terça-feira (16/01), com ministros e prefeitos, visando acelerar a recuperação dos municípios.
Participaram do encontro os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome substituto, Osmar Almeida Júnior; e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Durante a reunião, o governador Cláudio Castro instruiu que órgãos e secretarias estaduais se reunissem, ainda naquele dia, no Palácio Guanabara, com representantes do governo federal e técnicos das prefeituras para finalizar o planejamento de obras e projetos para normalizar as áreas afetadas pelo temporal.
O governador destacou a importância da integração entre diferentes esferas de governo, para entregar resultados rápidos aos moradores das cidades atingidas. Ele ressaltou o contato constante das equipes do governo estadual com os municípios, garantindo uma resposta ágil às necessidades emergenciais. Castro também mencionou o apoio do governo federal nessa iniciativa, evidenciado pela presença dos ministros.
Uma das solicitações do governador ao governo federal é a liberação de mais de R$ 730 milhões do Novo PAC, para o projeto de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias do rio Iguaçu-Botas e do rio Sarapuí. O pedido foi feito pelo Estado do Rio em novembro de 2023, e os trabalhos serão coordenados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Estado do Rio cadastrou um total de 84 ações de prevenção a desastres naturais, somando R$ 6,9 bilhões em investimentos.
Durante a reunião, o ministro Waldez Góes, afirmou que não faltará apoio do governo federal para a reconstrução do Rio de Janeiro. Destacou que estão ali para ouvir a todos e assistir à comunidade, respaldando o plano desenvolvido pelo governo estadual com base nas necessidades específicas de cada município.
O encontro também foi uma oportunidade para o governador Cláudio Castro ressaltar a atuação dos órgãos estaduais em diversas frentes, incluindo a distribuição de assistência humanitária. Até o momento, foram distribuídas mais de 10 mil refeições, 1,7 mil unidades de garrafas e copos de água, 2.547 fardos de água, 2,5 mil cestas básicas, 600 colchões, 2,2 mil insumos, entre kits de higiene pessoal e de limpeza, e 150 kits de enxoval, contendo travesseiro e cobertor. Além disso, foram enviadas mais de 100 máquinas, como caminhões e retroescavadeiras, para auxiliar na limpeza e desobstrução das vias, canais e rios em diversos municípios.
A reunião contou com a presença dos prefeitos de nove cidades: Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Japeri, Mesquita, Niterói e Paulo de Frontin.