Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Cartão Recomeçar chega para famílias vítimas das chuvas de Angra dos Reis

Cartão Recomeçar chega para famílias vítimas das chuvas de Angra dos Reis

Por Marina B.

Uma manhã de renovação para aqueles que perderam móveis, eletrodomésticos ou tiveram suas casas danificadas durante as chuvas do último mês em Angra dos Reis. Na terça-feira (30), os beneficiários do Recomeçar, programa emergencial do Governo do Estado, começaram a receber seus cartões no Estádio Municipal Jair Toscano. Um total de 1.742 cartões será distribuído aos moradores da cidade da Costa Verde, com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis. O município foi um dos mais impactados pelos temporais de dezembro e é o primeiro a receber o benefício em 2024.

O cartão Recomeçar chega em um momento crucial em que as famílias precisam reconstruir suas vidas após as fortes chuvas. Além disso, ele impulsiona a cadeia econômica local, que também sofre as consequências das enchentes. “Que esse recomeço proporcione aos moradores de Angra a tranquilidade de ter um lar novamente”, declarou o governador Cláudio Castro.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, participou presencialmente da entrega dos cartões. “Já estive aqui outras vezes entregando o cartão, e sei que esse momento é extremamente difícil para os moradores. Não é somente entregar, mas dar toda a assistência necessária a esse cidadão que perdeu seus móveis ou até mesmo parte de sua casa. O Cartão Recomeçar é um apoio nesse momento de dor e luta”, disse a secretária Rosangela Gomes.

A Prefeitura de Angra dividiu a entrega dos benefícios em três lotes, e cerca de 500 contemplados já saíram com o cartão em mãos. Na próxima semana, entre os dias 7 e 8, serão distribuídos os demais cartões.

Angelina Aparecida, de 60 anos, foi uma das primeiras a receber o cartão. No dia em que perdeu seus móveis, ela estava dormindo e acordou com a casa inundada. “Nesse dia choveu muito, estava sem luz, já era umas 22h quando eu e meu marido fomos dormir. Só acordei com ele me chamando, dizendo que a casa estava toda alagada. Estou muito agradecida de receber esse cartão. Com ele eu vou comprar meus móveis e, principalmente, o meu guarda-roupa. Até hoje as roupas estão todas em cima da cama do meu filho”, ressaltou Angelina.

Não é a primeira vez que o município de Angra dos Reis recebe o benefício do Cartão Recomeçar. Em 2022, foram entregues 2.265 cartões aos moradores, um investimento de mais de R$ 6 milhões do Governo do Estado, que tem atuado em parceria com a Prefeitura nestes momentos de calamidade.

“A parceria com o Governo do Estado é muito importante para Angra dos Reis. Nossa cidade tem sofrido muito nos últimos anos com os efeitos das chuvas, e o Cartão Recomeçar é uma ajuda fundamental para que as famílias afetadas possam reconstruir e recomeçar suas vidas”, reforçou o prefeito, Fernando Jordão.

Sobre o Recomeçar

O Cartão Recomeçar é um benefício eventual oferecido em parcela única pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ele é destinado à população que se encontra em vulnerabilidade após desastres naturais. O benefício é oferecido na forma de um cartão de débito em parcela única, no valor de R$ 3 mil, e permite a compra de materiais de construção em geral, mobiliário residencial e eletrodomésticos (refrigeradores, freezer, condicionador de ar, lavadora de roupas, secadoras, fornos etc.)

Para que o Estado forneça o benefício, o município precisa decretar calamidade pública ou emergência nível II ou III, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos à época do ocorrido, comprovação de que o imóvel foi atingido e/ou os móveis danificados. Além disso, as prefeituras também são responsáveis pelo cadastro dos possíveis beneficiários.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.