O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) usou as redes sociais neste domingo (26) para criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à recente nota oficial do Planalto sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados dos Estados Unidos. Na última sexta-feira (24), um grupo de 88 brasileiros desembarcou em Manaus (AM) após serem repatriados, com críticas ao uso de algemas e correntes durante o processo.
Nota do governo Lula:
O governo federal afirmou que o “uso indiscriminado de algemas e correntes” por parte das autoridades norte-americanas desrespeitou os acordos firmados entre Brasil e Estados Unidos, que preveem um tratamento “digno, respeitoso e humano” aos repatriados. A gestão petista também impediu que o voo, inicialmente programado para seguir de Manaus a Belo Horizonte, continuasse viagem na sexta-feira (24).
Crítica de Carlos Jordy:
Jordy acusou o governo Lula de hipocrisia, apontando que a postura da esquerda brasileira só agora demonstra preocupação com os deportados:
“Subitamente, o desgoverno Lula e toda a esquerda passaram a se importar com a deportação de brasileiros dos EUA usando algemas. O país norte-americano sempre teve essa política e deportou mais de 3 mil brasileiros durante o governo Biden, mas a esquerda nunca se importou com isso. Hipocrisia é mato pra essa gente.”
Contexto e repercussão:
- Durante o governo de Joe Biden, mais de 3 mil brasileiros foram deportados sob as mesmas condições, mas, segundo Jordy, sem reações equivalentes por parte da esquerda.
- O parlamentar sugere que a crítica do governo Lula é seletiva e motivada politicamente, em vez de genuína.
A nota do governo brasileiro também gerou repercussão entre parlamentares e especialistas em política internacional, que questionaram o tom da crítica às práticas norte-americanas e sua relação com os acordos bilaterais.