Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » 39% dos brasileiros afirmam que corrupção cresceu com Lula no poder

39% dos brasileiros afirmam que corrupção cresceu com Lula no poder

Por Alexandre G.

Uma pesquisa realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2024, cerca de um ano após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto, revelou que 39% dos brasileiros acreditam que a corrupção no país “aumentou”. Outros 30% percebem uma “diminuição” desde que o presidente assumiu o cargo em janeiro de 2023. Ainda, 19% consideram que a situação “ficou igual”, enquanto 11% não souberam responder.

A pesquisa foi conduzida pouco mais de sete dias, após a participação de Lula na retomada das obras de expansão da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em Pernambuco. Durante o evento, Lula criticou severamente a Operação Lava Jato, reacendendo discussões sobre os processos de corrupção envolvendo o presidente e seus aliados.

No mesmo levantamento, revelou-se que os brasileiros voltaram a se dividir em relação à privatização de empresas estatais após um ano sob o governo de Lula. Em janeiro de 2023, a diferença entre aqueles contra a venda de empresas estatais e os que consideravam aceitável vender total ou parcialmente, era de 11 pontos percentuais. Agora, essa diferença é de apenas 1 ponto percentual.

Os eleitores dos candidatos que disputaram o 2º turno nas eleições de 2022, estão em lados opostos quanto à percepção da corrupção: 65% dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) acreditam que ela “aumentou”, enquanto 48% dos que votaram em Lula pensam que ela “diminuiu”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.