Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Vice-Presidente do BCE admite recessão técnica em 2023, desencadeando preocupações sobre o futuro econômico na zona do euro

Vice-Presidente do BCE admite recessão técnica em 2023, desencadeando preocupações sobre o futuro econômico na zona do euro

Por Alexandre G.

O vice-presidente do Banco Central Europeu admitiu que a zona do euro enfrentou “uma recessão técnica” na segunda metade de 2023, indicando que a atividade econômica desacelerou no terceiro trimestre.

Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), declarou nesta quarta-feira que a zona do euro pode entrar em uma recessão técnica no segundo semestre de 2023.

A atividade econômica na zona do euro registrou uma leve desaceleração no terceiro trimestre, e os primeiros indicadores apontam para uma “contração econômica no quarto trimestre”, afirmou Luis de Guindos, o que “confirma a possibilidade de uma recessão técnica”.

Durante a 14ª edição do fórum Spain Investors Day, realizado em Madrid, o ex-ministro da Economia espanhol classificou os últimos dados de crescimento como “desanimadores” e destacou as “perspectivas mais fracas” para o futuro.

Ao abordar o setor bancário europeu, Guindos destacou a sua resiliência, graças aos níveis confortáveis de capitalização e rentabilidade, apesar das preocupações de longo prazo.

A situação atual do setor bancário o coloca em uma “boa posição para resistir a choques adversos”, afirmou.

No entanto, as fracas perspectivas de crescimento econômico e o aumento dos custos de financiamento, entre outros fatores, adicionam “preocupações sobre a sustentabilidade a longo prazo”, disse Luís de Guindos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.