Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 junho, 2025
Início » Secretário do Tesouro alerta que Newsom está “ameaçando” evasão fiscal criminosa

Secretário do Tesouro alerta que Newsom está “ameaçando” evasão fiscal criminosa

Por Alexandre Gomes

“Seu plano: fraudar o contribuinte americano…”

O governador Gavin Newsom está “ameaçando cometer sonegação fiscal criminosa”, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, no domingo, em meio a uma crescente guerra de palavras entre a Califórnia e o governo Trump.

O alerta de Bessent veio em resposta à recente sugestão de Newsom de que seu estado “cortasse” os mais de US$ 80 bilhões “a mais em impostos do que receberíamos de volta”, em resposta a uma reportagem da CNN com fontes alegando que o presidente Donald Trump estava preparando um amplo cancelamento do financiamento federal para a Califórnia.

“O governador [Gavin Newsom] está ameaçando cometer sonegação fiscal criminosa. Seu plano: fraudar o contribuinte americano e deixar os moradores da Califórnia na mão por impostos federais não pagos”, disse Bessent em um tópico publicado no X.

“Tenho certeza de que a maioria das empresas da Califórnia sabe que deixar de pagar os impostos devidos ao Tesouro constitui sonegação fiscal e não tem intenção de seguir o caminho perigoso que o governador [Gavin Newsom] está ameaçando”, acrescentou Bessent. “Gostaria de alertar as autoridades estaduais, incluindo os gerentes de folha de pagamento, que a lei federal atribui responsabilidade pessoal a uma ‘tentativa de sonegação ou fraude fiscal’.”

Os comentários de Newsom são extremamente imprudentes. Em vez de cometer sonegação fiscal criminosa, o governador Newsom deveria considerar um plano tributário para a Califórnia que siga o modelo de cortes de impostos de Trump e reduza a onerosa carga tributária estadual para permitir que as famílias fiquem com mais do seu dinheiro suado”, concluiu Bessent.

Bessent publicou o tópico enquanto Newsom, um democrata amplamente considerado um possível candidato à presidência, entrava em conflito com o presidente Donald Trump e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, sobre o envio de tropas para a Califórnia em meio a violentos protestos anti-ICE que ocorreram em Los Angeles e arredores no fim de semana.

Depois que Hegseth disse que fuzileiros navais da ativa em Camp Pendleton seriam mobilizados para ajudar os Guardas Nacionais se o caos persistisse, Newsom acusou o Secretário de Defesa de exibir ” comportamento perturbado ” por “ameaçar enviar fuzileiros navais da ativa em solo americano contra seus próprios cidadãos”.

Em resposta, Hegseth disse no X: “Perturbação = permitir que sua cidade pegue fogo e que as forças da lei sejam atacadas. Há muito espaço para protestos pacíficos, mas tolerância ZERO para ataques a agentes federais que estão fazendo seu trabalho. A Guarda Nacional e os Fuzileiros Navais, se necessário, apoiem o ICE.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.