Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 25 julho, 2024
Início » Revolução Francesa: Macron Surpreende ao Nomear Primeiro-Ministro Jovem e LGBT em Meio a Caos Político

Revolução Francesa: Macron Surpreende ao Nomear Primeiro-Ministro Jovem e LGBT em Meio a Caos Político

Por Marina B.

Nesta terça-feira (9), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou Gabriel Attal como o mais novo primeiro-ministro do país. Attal, aos 34 anos, assume como o primeiro-ministro mais jovem da história francesa e também o primeiro abertamente gay a ocupar o cargo.

Macron tem enfrentado desafios com um parlamento agitado desde que perdeu a maioria absoluta logo após sua reeleição em 2022. Na França, o primeiro-ministro é um líder governamental no Parlamento, subordinado ao presidente, diferentemente da Inglaterra, onde o primeiro-ministro é, na prática, o chefe do Executivo.

Essa mudança sucede a aceitação, por parte de Macron, da demissão de Élisabeth Borne, que ocupou o cargo desde maio de 2022, sendo a segunda mulher a liderar o governo francês, aos 62 anos. Durante seus 20 meses no cargo, o governo não conseguiu obter maioria no Parlamento, enfrentando debates sobre a reforma da Previdência, implementada por decreto, e enfrentando distúrbios urbanos em meados de 2023.

Apesar de não representar uma alteração política significativa, essa medida sinaliza a intenção de Macron de fortalecer as chances de seu partido centrista nas eleições de junho na União Europeia. As pesquisas de opinião indicam que o campo de Macron está cerca de 8 a 10 pontos percentuais atrás do partido liderado por Marine Le Pen, da extrema direita.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.